Escola da Magistratura busca parceria com centros de inovação

Publicado em: 17-junho-2019

Uma visita de cortesia na tarde da última quinta-feira (13/6) marcou o início de uma aproximação entre a Escola da Magistratura e o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, conhecido como Tecnopuc e que fica no campus central da instituição, na Avenida Ipiranga. O diretor da Escola, desembargador Jayme Weingartner Neto, e dois integrantes do Núcleo de Inovação e Administração Judiciária (Niaj) – os desembargadores Ricardo Pippi Schmidt e Carlos Eduardo Richinitti – foram recebidos por duas das diretoras do complexo, Gabriela Ferreira e Flavia Fiorin.

A parceria a ser construída tem por objetivo levar para a Escola e para o Poder Judiciário iniciativas e processos de inovações que possam ajudar a Justiça a incrementar sua atuação na gestão administrativa e jurisdicional. “O Tribunal de Justiça é um local de muitas pesquisas sobre inovações por possuir dados e informações sobre jurisprudências que podem ser analisados pela inteligência artificial com propostas de incrementos”, destaca o diretor da Escola, Weingartner Neto.

O objetivo do trabalho do Niaj é a busca da inovação e de soluções criativas que melhorem o processo jurisdicional e tenham significativo impacto social. Além da aproximação com o Tecnopuc, a parceria poderá permitir à Escola participar de ações do Pacto Pela Inovação. O Pacto é um esforço conjunto de três grandes universidades gaúcha – PUCRS, UFRGS e Unisinos – com a prefeitura de Porto Alegre para transformar a cidade em uma referência nacional em inovação.

Da conversa dos integrantes do Niaj com a equipe do Tecnopuc surgiu a proposta de, em breve, realizar um evento conjunto sobre inovação na área do Tecnopuc. “Esse primeiro contato foi excelente. Precisamos, como já estão fazendo diversas instituições e grandes empresas, nos associar às universidades em projetos de inovação”, avalia o desembargador Richinitti. O desembargador Pippi também destacou a aproximação dos juízes gaúchos com o ambiente de inovação. “O  sistema de Justiça precisa estar aberto a este ambiente criativo que testemunhamos nesta visita e que tem na tecnologia as ferramentas para enfrentar os novos desafios da sociedade contemporânea”, disse.

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Geral