O desafio das relações na Era Digital

Publicado em: 31-maio-2019

As redes sociais são um marco da Era Digital: possibilitaram a integração de todos os seres humanos. As relações estabelecidas, como não poderia deixar de ser, são recheadas de emoções, que vão do argumento da razão à irracionalidade do instinto primitivo. O desafio de manter um relacionamento nesse ambiente e o impacto desse novo comportamento no trabalho dos magistrados serão analisados no primeiro painel do XIII Congresso Estadual de Magistrados, na manhã de quinta-feira (dia 15), por dois especialistas e referência internacional em suas áreas.

O neurologista Jaderson Costa da Costa é professor titular de Neurologia da Escola de Medicina da PUCRS e vice-reitor da instituição. Também comanda o Instituto do Cérebro do RS, um dos centros de referência do país em pesquisas sobre conexões neurais. Em sua exposição, Costa vai falar da empatia, do medo e da intolerância que marcam as relações na Era Digital.

O segundo palestrante é o doutor em Medicina José Roberto Goldim, chefe do Serviço de Bioética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Goldim é um dos maiores especialistas brasileiros em bioética, matéria que ministra em diferentes instituições de ensino superior. Em 2017, foi escolhido em votação unânime para receber o prêmio Fritz Jahr International Award for Research and Promotion of European Bioethics. Em tempos de confrontos na arena digital, Goldim vai falar sobre as implicações e dificuldades de escolhas impostas pelas novas tecnologias e o impasse que perturba: como as decisões programadas por algoritmos serão éticas?

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Institucional