WimBelemDon reinaugura sede após um ano do incêndio

Publicado em: 5-abril-2019

AJURIS foi uma das entidades parceiras na manutenção do projeto

A direção da AJURIS saudou a reinauguração da sede do projeto WimBelemDon, que um ano após ter a estrutura afetada por um incêndio em 2018, conseguiu reconstruir o local e ampliar a capacidade de atendimento.

A manutenção do projeto e reestruturação da sede, que por meio da prática do tênis promove a inclusão de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, contou com o apoio de diversas entidades, entre elas a AJURIS.

Durante seis meses, a Sede Campestre da Associação, localizada no bairro Belém Novo, foi disponibilizada, duas vezes por semana, para a realização das atividades, permitindo que durante a reconstrução da estrutura as crianças e adolescentes do WimBelemDon continuassem sendo atendidos. Além da cedência do espaço, a AJURIS também realizou uma campanha de arrecadação de raquetes, bolas de tênis e calçados para a prática do esporte.

Confira a reportagem publicada nesta sexta-feira (5/4), no jornal Zero Hora:

 

05/04/2019 | Zero Hora

A grande virada do WimBelemDon

UM ANO DEPOIS DE TER a sede incendiada, projeto é relançado com mais alunos do que tinha anteriormente

Um ano atrás, o destino de um dos mais destacados projetos sociais de Porto Alegre parecia condenado à derrota. Um incêndio destruiu instalações e equipamentos do WimBelemDon, que promove a inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com base na prática do tênis. Ontem, integrantes, apoiadores e alunos se reuniram para celebrar a volta por cima da iniciativa e apresentar a reconstrução da sede, no bairro Belém Novo, onde são atendidos 72 meninos e meninas.

Uma peça de teatro interpretada pela garotada encenou, no começo do evento, o drama vivido no ano passado: as chamas surgiram em um chuveiro elétrico e rapidamente se alastraram (um menino segurando um aparelho fez as vezes da ducha, e uma menina sacudindo um tecido amarelo reproduziu o fogaréu). O vestiário e o depósito foram atingidos. Raquetes, bolinhas, roupas e outros materiais acabaram destruídos.

– Nesse primeiro dia, sofremos uma tristeza profunda. Mas isso durou só 24 horas. No dia seguinte, recebemos mais de 400 mensagens de apoio e, em reunião, decidimos que iríamos virar o jogo – contou o fundador e superintendente do WimBelemDon (o nome é um trocadilho com o nome do famoso torneio de Wimbledon, na Inglaterra, e do bairro Belém Novo), Marcelo Ruschel.

 

OS ENSINAMENTOS DE UM CAMPEÃO

Como um tenista que salva um match point, Ruschel contou com o apoio dos funcionários e voluntários da ONG e de centenas de pessoas e empresas que fizeram doações. Ao final, a vitória veio até com folga: a sede reapresentada ontem é ainda melhor do que aquela queimada 12 meses antes. Os espaços foram recuperados e remobiliados, o telhado recebeu 38 painéis para geração de energia solar e, como resultado, foi possível ampliar o número de jovens atendidos. Eram cerca de 40 até o ano passado.

Graças a parceria com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) as crianças puderam retomar parcialmente as atividades na sede campestre da entidade menos de um mês após o incidente. Seis meses depois, voltaram ao antigo endereço, mas o relançamento formal foi marcado para o aniversário de um ano do incêndio.

A cerimônia teve a presença especial do ex-tenista gaúcho Thomaz Koch, 73 anos – um dos embaixadores do projeto e primeiro brasileiro a vencer um torneio masculino de Grand Slam. Instigado a falar sobre perseverança, lembrou do tempo de atleta.

– A gente jogava cinco sets, sem intervalo, sem lugar para sentar ou toalha para secar o rosto. Joguei com dores na coluna dos 25 aos 30 anos. Não pensava no que o tênis poderia me dar, só em quão longe eu conseguiria chegar – disse Koch aos alunos.

Entre eles estava Maylla Carvalho Ribeiro, 14 anos, uma das testemunhas do fogo.

– Fiquei assustada, chorei achando que o projeto poderia fechar – contou Maylla.

Mas, como ensinou Koch, não havia motivo para desespero:

– Houve jogos que pareciam perdidos e acabei vencendo. No tênis, é só o último ponto que decide – garantiu o ex-atleta, sem precisar dizer que a máxima também vale fora de quadra.

 

O QUE É O PROJETO?

– Projeto social criado em 2000 com o objetivo de promover a inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, fomentando o desenvolvimento integral e estimulando o protagonismo.

– O tênis é o principal chamariz para atrair crianças e adolescentes.

-O esporte é associado a oficinas socioemocionais, pedagógicas e culturais, como cinema, artes, laboratório de aprendizagem, alfabetização e grupos de psicologia

– Além dessas atividades, oferecidas no turno inverso ao escolar, os beneficiários recebem lanche e almoço, diariamente.

 

 

Departamento de Comunicação – AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em AJURIS na mídia