AJURIS lamenta morte da fundadora do Departamento de Pensionistas

Publicado em: 17-março-2019

A AJURIS comunica, com profundo pesar e expressão de luto, o falecimento da pensionista Eneida T. Barbosa, aos 86 anos, ocorrido neste domingo, em Porto Alegre. O enterro está marcado para as 9h30min dessa segunda-feira (18) no Cemitério São Miguel e Almas.

 “Dona Eneida”, como era carinhosamente chamada, foi a fundadora do Departamento de Pensionistas da AJURIS – criado em julho de 1991 durante a gestão do desembargador Élvio Schuch Pinto – onde permaneceu como diretora até dezembro de 2017. Exemplo de dedicação e comprometimento, sempre honrou o nome da Associação, trilhando um importante papel na defesa e conquista dos direitos das pensionistas.  

Viúva do magistrado Aluisio Maya Barbosa, Eneida nasceu em 10 de maio de 1932. Durante 26 anos participou ativamente da vida associativa proporcionando importantes momentos de alegria e congraçamento entre os associados. Por muitos anos, promoveu o tradicional Coquetel do Departamento de Pensionistas, realizado no Palácio da Justiça, reunindo magistrados e familiares, pensionistas, promotores de Justiça, advogados, autoridades e demais personalidades.

Em junho de 2017, durante a celebração dos 26 anos de criação do Departamento, dona Eneida foi homenageada pela AJURIS com um broche confeccionado em ouro e diamante como reconhecimento ao inestimável tempo de trabalho e pela sua representação sempre responsável e qualificada.

Em âmbito nacional, também atuou como diretora do Departamento de Pensionistas da Associação Brasileira de Magistrados (AMB), onde ingressou na gestão 2001/2004. Sua atuação se notabilizou pela criação de departamentos de pensionistas em vários Estados do país, assim como na realização de congressos nacionais temáticos das pensionistas.

“Dona Eneida deixou marca indelével na história da AJURIS e seu passado nos orgulha. Sua falta será muito sentida e lamentada”, disse a presidente da Associação, Vera Lúcia Deboni.

 

Departamento de Comunicação – AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Destaques