Nota Pública: A tragédia se repete

Publicado em: 26-janeiro-2019

A AJURIS acompanha com profunda tristeza o desenrolar de mais uma tragédia que atinge o estado de Minas Gerais, com o rompimento de uma barragem da mineradora Vale na cidade de Brumadinho. No início da manhã deste sábado, as informações davam conta de nove mortes e cerca de 350 pessoas desaparecidas, arrastadas por dejetos, além dos incalculáveis prejuízos ambientais. Nesse momento, queremos prestar toda nossa solidariedade e nos juntar à dor das famílias e amigos das vítimas.

Ainda que o momento seja de comoção, é preciso registrar nossa indignação pelo fato de as autoridades não terem aprendido com outro trágico acontecimento em circunstâncias semelhantes, o rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, na cidade de Mariana, em novembro de 2015, e terem permitido que a triste história se repetisse. Naquela oportunidade, houve 19 mortes e danos irreparáveis ao meio ambiente, e até hoje os responsáveis não foram devidamente punidos nem os danos ambientais totalmente indenizados. Preocupa, agora, saber que o próprio presidente da Vale anunciou que, em Brumadinho, “o dano humano será maior”.

A AJURIS espera que, dessa vez, os órgãos de fiscalização sejam efetivos e que os responsáveis pela apuração dos fatos trabalhem de forma eficiente para que se faça justiça e os culpados sejam punidos. Apenas dessa maneira vamos evitar que no futuro precisemos medir as consequências de uma tragédia usando a macabra matemática de avaliar danos contando o número de vidas que se perderam.

VERA LÚCIA DEBONI
Presidente

 

 

Be Sociable, Share!

Menu

Notícias em Geral